O Trendwatching, uma das empresas mais conceituadas no mundo no que diz respeito a tendências, é uma das ferramentas que utilizamos para acompanhar as tendências de consumo por todo o mundo. No final de 2014 eles lançaram um report específico para América do Sul o qual vamos basear nossa reflexão.
Em planejamento estratégico monitoramos o mercado de cultura, as marcas e principalmente o comportamento de consumo no Brasil. Algumas tendências, das 10 principais selecionadas pelo Trendwatching, nos chamaram a atenção. E hoje vamos falar da tendência Inside Out.
No bom português é o anseio das pessoas em “Saír para Fora”. Nos grandes centros as pessoas vivem trancadas em seus condomínios, se escondem da violência em shoppings e seguem blindadas em meio aos seus carros congestionados. Exageros a parte há um grito da sociedade em voltar para o simples: caminhar no parque, curtir a praça, enfim, sair para fora.
O report destinado ao ano de 2015, já falava sobre os Food Trucks que estão chegando ao Brasil com força total. Eles representam esse grito da sociedade em ir para rua. Vivenciar a cidade, os parques, as praças e tudo de positivo que um momento ao ar livre pode proporcionar.
Segundo o Trendwatching os consumidores valorizam marcas que os ajudam a sair para fora para aproveitar espaços ao ar livre e compartilhar a vida (offline) com outras pessoas. Segundo o Ibope/Conecta de agosto de 2014, 62% dos consumidores brasileiros deixariam de comprar uma marca a que está habituado para escolher outra que melhore a cidade, apoia a cultura, o bem-estar das pessoas e oferece lazer gratuito.
Nossos exemplos aqui sempre são sobre a oportunidade de utilizar a Lei Rouanet para apoiar projetos incentivados. E é recorrente também a premissa em ser estratégico na aplicação do recurso, onde a empresa pode utilizar os valores dos impostos em favor da comunidade local. O ponto que queremos reforçar hoje é que investir em projetos culturais
abre uma possibilidade enorme, também, na geração de consumo direto.
Selecionamos três projetos da MIND como exemplo de INSIDE OUT: