Em uma reunião de amigos, estávamos discutindo como funciona a produção de cimento. Para profissional de marketing não é fácil entender todos aqueles termos técnicos que os engenheiros costumam utilizar. Porém, ficou claro durante a conversa que para se preparar uma massa de concreto é necessário trabalhar de forma organizada e com a quantidade de ingredientes corretos.
Na construção de marca positiva o cimento não é aquele encontrado no saco padrão dentro de uma loja de construção. Embora muitos conhecam os ingredientes utilizados para formação de um cimento, poucos tem ideia da quantidade exata necessária para que o seu concreto não definhe ao longo do tempo.
A construção de marca é um dos ativos de maior valor para uma empresa. Algumas das marcas mais fortes no mundo tem seu valor de marca muito mais alto do que o seu patrimônio fisico. Os ingredientes para chegar a construção de uma marca positiva são inúmeros, mas queremos destacar alguns que são de extrema importância para que sua marca seja sólida.
SEJA CONSISTENTE
Na construção de marca positiva é fundamental ser consistente em suas ações. Através de recursos incentivados é comum as empresas aportarem budget em projetos aleatórios, sem um pensamento estratégico por trás daquele investimento. Isso gera ações pontuais, mas contribuem muito pouco para a construção de uma marca sólida.
INVISTA EM PROJETOS CULTURAIS
Projetos culturais são oportunidades para realizar ações consistente. A cultura não é um investimento efêmero. Ela tem o poder de estabelecer um legado para o indivíduo, a comunidade, o estado e para a empresa.
SEJA (MAIS DO QUE PAREÇA) UMA EMPRESA DO BEM
Vivemos na era do compartilhamento. As empresas devem ser transparentes em suas ações. Hoje é muito mais difícil se esconder atrás de uma fachada. Para a construção de uma marca positiva é fundamental ser realmente uma marca que contribui para o bem da sociedade.
Open your Mind!