Todos em busca da conversão do consumidor.
Por muito tempo bastava para a marca investir verbas astronômicas em mídia, um bom vendedor e estava tudo certo. A visibilidade era gerada e as vendas aumentavam.
Embora a mídia tradicional ainda tenha força, o mundo mudou, as relações estão cada vez mais complexas e para as marcas o cenário não é diferente. Há uma necessidade iminente da construção de imagem positiva das marcas perante a sociedade.
O termo do momento é o storytelling. Recentemente a Revista exame publicou uma matéria com o título: Toda empresa quer ter boas histórias: algumas são mentiras. Não se trata mais em ter uma grande ideia para a propaganda é preciso ser autêntico e verdadeiro.
Por algum tempo as marcas tiveram tão somente uma relação comercial com os consumidores. Hoje, há a obrigação se relacionar com o consumidor, a comunidade e o ambiente o qual se está inserido.
CONSTRUÇÃO DE MARCA POSITIVA
A construção de marca positiva é uma sucessão de atitudes que grandes e pequenas empresas precisam estar atentas. A ação nunca está relacionada a uma atitude isolada. As empresas que desejam trabalhar melhor a sua marca precisam ser consistentes em suas ações.
No início do ano, o estudo feito pela YouGov BrandIndex, foi amplamente divulgado e apontou O Boticário como a marca de melhor imagem perante o consumidor brasileiro.
Por curiosidade iniciamos uma breve pesquisa para entender como é o trabalho de construção da marca no Grupo O Boticário. Entre as ações que a marca realiza uma em especial nos chamou a atenção, o projeto: o Boticário na Dança.
É a utilização da cultura para a construção de marca positiva.
A CULTURA NA CONSTRUÇÃO DE MARCA POSITIVA
O Boticário escolheu utilizar a dança como plataforma de comunicação. Através do projeto O Boticário na Dança: Beleza em Movimento. Ela consegue trabalhar a sua marca falando diretamente com todos os seus stakeholders.
É um projeto que alcança milhares de pessoas por todo o Brasil. Mais do que promover a cultura, que já seria um grande feito, a empresa consegue relacionar a sua marca e seus produtos, a uma atitude do bem.
Tudo isso feito da melhor forma possível, sendo verdadeira.
Vale a pena ficar atento ao movimentos que as grandes marcas têm feito.
Open your Mind!