Seguir o noticiário pela manha é desolador. Não bastasse as tragédias na área de segurança, comportamento e corrupção, a área econômica veio para engrossar esse caldo.
A crise para muitos é apenas uma questão de ponto de vista. Nos encontros que participamos com empresários já ouvimos economistas falando do mesmo assunto com visões completamente diferentes. O fato é que uma suposta crise interfere apenas em um elemento fundamental para as empresas: o fator de risco.
Todo investimento envolve um risco. Os investimentos mais agressivos, geram mais riscos, consequentemente, resultados mais expressivos. Da mesma forma um investimento com risco zero – utópico – trará também um lucro zero. Trata-se tão somente do perfil de cada empresa/investidor. Tem aqueles que trabalham na linha conservadora dos investimentos e outros que preferem seguir a linha mais ousada.
Refletindo sobre o tema e tentando identificar onde os projetos culturais incentivados se enquadrariam em uma classificação econômica em tempos de crise, chegamos a conclusão que os projetos culturais são NEM, NEM. Nem de risco, nem sem lucro.
PROJETOS CULTURAIS INCENTIVADOS
Os projetos culturais incentivados são do tipo de investimento que a decisão engloba tão somente a disposição em o fazer. Não há riscos eminentes em um investimento como esse. E não precisa ser economista para entender essa lógica. Nos projetos incentivados se utiliza o dinheiro que já seria pago em impostos – através da lei rouanet – para aplicar em projetos culturais incentivados que fomentam a comunidade local e permitem para a empresa ter um lucro imensurável em retorno.
LIVE MARKETING E BRANDING EXPERIENCE
Quando falamos em projetos culturais incentivados, estamos tratando de Live Marketing. Trata-se de uma experiência com a marca, nesse caso através da cultura, que permite para a empresa o retorno na construção imagem positiva junto a comunidade. Esse tipo de retorno é imensurável para a marca. Por tratar com a emoção e o sentimento certamente o retorno econômico será gerado. Fruto de um investimento bem feito.
COMO ESCOLHER UM INVESTIMENTO NEM NEM
Há algum tempo atrás falamos de seis dicas para escolher um projeto cultural incentivado. E por aqui, reforçamos que embora os projetos culturais incentivados em si não tenham risco no investimento, do ponto de vista operacional é sim um investimento de risco. Na medida em que se escolhe projetos errados, nas mãos de pessoas erradas. Como todo investimento é importante analisar o mercado para tomar a decisão correta.
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