O natal chegou! Essa frase era dita no alto dos anos 90 por todas as crianças que avistavam a chegada do caminhão da Coca-Cola percorrendo as ruas por todo o Brasil. Hoje, a história não é diferente. Aquele caminhãozinho virou uma comitiva com carretas e uma estrutura digna de um grande natal.
Jovens entre seus 25 a 30 anos ainda lembram do momento impactante que a Carreta da Coca-Cola proporcionou, alguns disfarçam os olhos cheios de lágrimas em meio a sua viagem ao passado. É fato que a marca proporcionou uma experiência inesquecível para toda uma geração.
LIVE MARKETING CONSISTENTE
O natal da Coca-Cola é um bom exemplo de branding experience consistente. Durante alguns anos a marca investe em trabalhar o imaginário coletivo através do Natal.
Seria pecado se apropriar da cultura do natal para promover uma experiência inesquecível à comunidade?
A resposta mais coerente seria, não. Afinal, é um momento mágico, lúdico, que envolve toda a comunidade e trás um benefício emocional para todos que participam e vivenciam a ação.
A CULTURA NO NATAL
Quando o assunto é Lei Rouanet, o princípio é exatamente o mesmo utilizado para a carreta. As empresas utilizam uma expressão cultural e trabalham ela de maneira estruturada. Oferecendo um serviço único para a comunidade.
A política de investir em cultura, em alguns casos, sofre o preconceito. Ou pela falta de conhecimento da Lei Rouanet, ou pelo puritanismo em acreditar que é “pecado” a marca investir em uma expressão cultural.
Que o espírito do Natal envolva as nossas consciências para identificar oportunidades de promoção da cultura. E que isso aconteça de forma estruturada e impactante à todos.
Open your mind!