O acesso a cultura no Brasil é para poucos!
Essa afirmação vem acompanhada dos dados fornecidos pela pesquisa do IPEA. Ela aponta a dificuldade do brasileiro ter acesso a cultura. Em 2013 durante o Seminário Cultura e Desenvolvimento Sustentável a ministra da cultura Marta Suplicy afirmou que 90% da população brasileira não tem acesso a cultura com frequência.
Há mais de duas décadas a Lei Rouanet foi criada como um estímulo para as empresas investirem em cultura. Embora, a lei esteja em uma fase madura, com inúmeras possibilidades de ações, muitas empresas ainda não descobriram essa oportunidade de construir marca trabalhando para o bem da comunidade.
Confira os cinco motivos para sua empresa investir em cultura através da Lei Rouanet:
1) Ativação positiva da marca
Uma das principais maneiras de proporcionar uma experiência de marca é através do Live Marketing. Foi-se o tempo em que o consumidor aderia a um produto ou serviço simplesmente porque passou na televisão. Todos os dias há um bombardeio de informações. E o consumidor filtra somente aquilo que realmente é impactante para ele. Assim, ativar a marca através de experiências culturais é um caminho estratégico para impactar o consumidor e construir uma marca positiva.
2) Proximidade com a comunidade
Sustentabilidade é um termo associado principalmente ao cuidado com o meio ambiente. Porém, ela é mais do que plantar uma árvore e emitir menos poluentes. Em essência, trata-se de conservar o meio que se vive. Oferecer o acesso a cultura é também uma forma de sustentabilidade. Através dela é possível conscientizar e aproximar os valores da marca junto à comunidade local.
3) Opção de escolha entre projetos já aprovados
Para a empresa é fácil ter acesso aos projetos incentivados. Embora no site do MINC os projetos sejam bastante técnicos, há inúmeros proponentes que aprovam os projetos e fazem a captação dos recursos. Basta encontrar um projeto que se enquadre ao propósito da empresa para usufruir de todos os benefícios desse investimento. No site da Mind Estratégias há alguns projetos disponíveis em Plataforma Cultural.
4) Segurança no destino do dinheiro público
Em tempo de eleições, muito se fala sobre a utilização do dinheiro público. Através da Lei Rouanet a empresa tem total autonomia para escolher onde será investido o valor do seu imposto.
5) É simples investir
Por falta de informação, muitas empresas acabam perdendo a oportunidade de investir na lei. É muito mais simples do que se imagina. Ao investir em projetos incentivados o trabalho gira principalmente em torno do proponente. É ele quem faz todo o trabalho junto ao MINC. Para a empresa cabe apenas estar disposta a realizar essa ação estratégica.
Para mais informações a respeito da lei, acesse o site do MINC ou acompanhe a MIND através das redes sociais.
Preparamos um vídeo resumo: